Muitas pessoas acabam perdendo os dentes por falta de um tratamento adequado. É muito comum que tenham medo de ir ao dentista e de ter de fazer o famoso canal dentário, mas calma! Nós, a equipe Oral 360, vamos te mostrar que o canal não só é um tratamento tranquilo, como também a solução para evitar a perda dos seus dentes.

POLPA DENTÁRIA: O QUE É?

Antes de iniciarmos o assunto sobre canal dentário, é importante entender o que é polpa dentária. A câmara pulpar ou polpa é a área mole que contém nervos e vasos, localizada na parte central do dente.

O QUE É O TRATAMENTO DE CANAL?

O tratamento de canal é a retirada da polpa do dente, tecido encontrado na parte interna desses ossos, como explicado acima. É indicado para quando a polpa está infeccionada ou morta, ocorrendo principalmente nos casos em que a cárie é profunda, ou o dente tem fraturas ou traumas.

O procedimento consiste na limpeza, preparação e preenchimento da região a fim de vedar o canal e evitar danos mais sérios para o dente.

QUAIS SINTOMAS PODEM INDICAR A NECESSIDADE DE TRATAMENTO DE CANAL?

Alguns sintomas indicam a provável necessidade de um canal dentário, mas é importante frisar que o diagnóstico definitivo só poderá ser dado por um especialista em endodontia, ramo que que trata das lesões e doenças na polpa e na raiz do dente.

Os sintomas mais comuns que indicam a necessidade de um canal são:

Dor de dente

A dor de dente pode ser indicativo de inúmeros problemas. No caso do canal, a dor acontece porque provavelmente o paciente está com uma cárie profunda que já atingiu a polpa.

Sensibilidade

Outro sintoma comum é a sensibilidade na ingestão de comidas doces, quentes ou geladas, que pode indicar cáries profundas nos dentes.

Inchaço na região

O inchaço ao redor do dente pode ser provocado por uma infecção que tenha atingido a polpa dentária. Se a polpa infeccionada ou morta não for tratada, poderá formar pus na raiz próxima do osso maxilar, causando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor e outros danos mais sérios.

Traumas na boca

Trauma na região bucal pode causar uma ruptura nervosa da polpa, que pode acarretar diversos problemas mais sérios.

Danos na estrutura dental

Esse é um problema muito comum, porém silencioso. Geralmente o paciente não sente dor, o que torna o diagnóstico mais difícil. Quando a estrutura do dente está debilitada e não há sintoma, o problema só é identificado após a realização de uma radiografia, por isso é importante manter a avaliação bucal em dia.

 

PASSO A PASSO DO TRATAMENTO DE CANAL

  1. Diagnóstico de uma infecção profunda

Como já explicamos acima, o tratamento do canal é necessário quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpa do dente e a raiz fica infectada ou inflamada.

  1. Acesso à raiz

O primeiro passo do tratamento começa com o dentista anestesiando o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa.

  1. Remoção do tecido infectado/inflamado

Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais. Em seguida, elas modelam o canal para o material de restauração. A irrigação é usada para limpar os canais e remover os resíduos.

  1. Restauração dos canais

Os canais são obturados com material permanente. Tipicamente, é feito com um material conhecido como guta-percha, uma substância vegetal, que ajuda a manter os canais livres de infecção ou contaminação.

  1. Reconstrução do dente

Um material de preenchimento temporário é colocado no topo da guta-percha para vedar a abertura. O material permanece até que o dente receba um preenchimento permanente (restauração) ou uma coroa. A coroa se parece com um dente natural e é colocada sobre o topo do dente.

  1. Suporte extra

Em alguns casos, um pino na raiz é colocado próximo à guta-percha para dar mais suporte à coroa.

  1. Acabamento da coroa

Por fim, a coroa é fixada com um tipo de cimento próprio para esses casos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUANTO TEMPO DURA UM CANAL?

Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Entretanto, é importante salientar que nada impede o aparecimento de cárie em um dente tratado, por isso é importante uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista, para evitar problemas futuros.

 

PONTOS NEGATIVOS DO TRATAMENTO DE CANAL

Alguns efeitos negativos do tratamento de canal:

  • O número de canais radiculares — às vezes, a anatomia do dente apresenta mais ramificações do que o comum e, neste caso, o dentista pode não conseguir chegar a um local inflamado, podendo acarretar problemas posteriores;
  • Uma rachadura não detectada na raiz de um dente;
  • Uma restauração dentária insatisfatória ou inadequada que permitiu que as bactérias passassem pela restauração para as estruturas internas do dente e contaminasse-o novamente;
  • Uma fratura no material de vedação interna ou na raiz do dente ao longo do tempo, permitindo que as bactérias contaminem as estruturas internas.

Se algum desses casos ocorrer, o paciente deverá ser procurar um endodontista. Provavelmente será submetido novamente ao tratamento de canal, ou à uma possível extração. Por isso, recomenda-se profissionais qualificados para a realização do tratamento — como a equipe Oral 360 — garantindo resultados duradouros e eficientes.

 

TRATAMENTO DE CANAL DÓI?

O desconforto maior é quando o dente está inflamado. Depois que o dentista anestesia e inicia o tratamento, não há dores fortes na região, só o incômodo normal de um procedimento. Na maioria dos casos, no pós-tratamento também não há relatos de dores agudas.

 

COMO EVITAR UM CANAL?

Para prevenir um canal algumas práticas de higiene bucal são fundamentais, como:

  • Escovação três vezes ao dia (no mínimo);
  • Uso do fio dental pelo menos uma vez por dia;
  • Agendamento de consultas odontológicas a cada seis meses.

Com esses cuidados poderá haver uma redução da necessidade de um canal no dente, mas não há garantia. Por isso, a consulta ao seu dentista de confiança é importante.

Como você pode perceber, o tratamento de canal dentário é muito importante para a sua saúde bucal e para evitar procedimentos mais drásticos, como a extração e implantes.

Na Oral 360, contamos com uma equipe de dentistas que preza pela excelência e qualidade! Vamos te ajudar no tratamento desse e de outros problemas, sempre pensando no seu melhor sorriso. Agende uma avaliação conosco!