Ter um sorriso bonito hoje em dia é uma peça chave para uma autoestima em dia. Mas para ter o sorriso de celebridade, não necessariamente você precisará investir muito dinheiro em placas ou próteses de porcelana. Você poderá ter um sorriso perfeito com seus dentes naturais! Quer saber como ter um sorriso bonito, confiante e branquinho? Veja as dicas abaixo.

1- AUMENTE SUA CONFIANÇA           

Primeiro de tudo é importante falar que um sorriso bonito não depende apenas do formato dos seus dentes, lábios ou rosto. Um sorriso bonito é um sorriso verdadeiro, leve, aberto e confortável. As pessoas certamente se interessarão mais pelas razões que te levam a sorrir, do que pelas características de seus dentes. Para aumentar a sua confiança, tente cuidar do corpo, da mente e do espírito. Certamente com esses três fatores em dia, você ficará mais animado e feliz, o que deixará seu sorriso mais bonito e atrativo.

 

 

2- USE FIO DENTAL

Não esqueça de passar fio dental após as refeições. O fio é importante para remover os restos de alimentos entre os dentes, prevenindo a formação de tártaro e cáries.

Como passar o fio dental corretamente?

  • Enrole aproximadamente 30 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Não empurre demasiadamente o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o tecido gengival.
  • Ajuste o fio dental que está livre entre os dedos, usando uma área limpa para cada dente.
  • Para remover o fio, faça movimentos de trás para frente, cuidadosamente.

 

 

3- ESCOVE OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES

Para um sorriso bonito, a escovação é fundamental!  Escove os dentes após as refeições para remover os resíduos de alimentos e evitar o surgimento de mau hálito, placas, cáries, entre outros problemas bucais.

Como escovar os dentes corretamente?

Para escovar corretamente os dentes, passe uma escova macia sobre cada um deles. Lembrando que, para uma boa limpeza, é necessário que permaneça escovando pelo menos 30 segundos cada dente.

Não passe a escova com força, para não machucar a gengiva.

 

 

4- ESCOVE A LÍNGUA

Escovar a língua é super importante para evitar o mau hálito. Um sorriso bonito e confiante, inclui uma língua rosinha, sem aquela placa branca ou amarelada.

O ideal é começar a escovação pela parte de trás da língua, perto da garganta, e depois ir escovando em direção à parte da frente. Escove toda a superfície superior da língua fazendo uma leve pressão, e depois enxague com água.

Você também poderá optar pelo uso de limpadores de língua, por exemplo. Esse instrumento retira da língua aquela fina camada branca, mas lembre-se de sempre higienizá-lo após o uso. Passe devagar para que não cause ferimentos. Limpe sua língua uma vez de manhã e uma vez à noite antes de deitar.

 

5- AVALIE A NECESSIDADE DE USO DE APARELHO ORTODÔNTICO

Se você tem dentes tortos, dores no pescoço ou na cabeça, dificuldades na mastigação, ou outros problemas que podem ser relacionados à sua saúde bucal, pode ser que necessite usar um aparelho ortodôntico. E claro, o aparelho ortodôntico poderá ajudá-lo a conquistar o tão sonhado sorriso bonito.

 

 

6- HORA DE REALIZAR UM CLAREAMENTO

Dentes manchados ou amarelados costumam ser inimigos de quem sonha com um sorriso bem branquinho e perfeito. Para resolver esse problema, uma opção é o clareamento dental a base de peróxido de hidrogênio.

Ao entrar em contato com a superfície dental, o peróxido consegue quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores, o que deixa o dente mais claro.

Para um clareamento seguro e com eficácia máxima, é necessária a orientação e acompanhamento de um dentista.

 

 

7- AVALIE A NECESSIDADE DE PRÓTESE OU IMPLANTE DENTÁRIO

Um sorriso bonito inclui evitar falhas dentais na sua arcada. Muitas pessoas deixam de sorrir quando tem algum dente faltando ou quebrado, por isso é importante a sua reparação. São várias as opções: próteses totais, parciais, removíveis, ponte fixa, implante de porcelana. A avaliação da melhor opção para o seu caso dependerá do diagnóstico de um ortodontista.

 

8- EVITE ALIMENTOS CORROSIVOS

A perda da estrutura dental provocada por um processo químico de dissolução do esmalte por ácido sem envolvimento de bactérias chama-se biocorrosão. É causada pelos ácidos presentes em comidas e bebidas, como sucos cítricos, refrigerantes, álcool e comida processada e refinada.

Para evitar a erosão é indicado esperar 30 minutos para escovar os dentes depois de consumir ácidos, evitando, assim, a ação abrasiva das pastas dentais na superfície ainda sensível e porosa do dente.

 

9- CONSIDERE A COLOCAÇÃO DE LENTES DE CONTATO DENTAIS

Já deixamos diversas dicas para garantir um sorriso bonito, mas se nenhuma te convenceu, você poderá optar pelas lentes de contato dental. As lentes são muito usadas por celebridades por deixarem o sorriso branco e alinhado. Para a colocação é necessário um pequeno desgaste nos dentes naturais, para que a cola fixe com mais segurança. As lentes de contato exigem manutenção constante e são, geralmente, mais caras.

Para saber a sua necessidade estética e o valor do tratamento, você deverá consultar um ortodontista qualificado, como todos os profissionais da equipe Oral 360.

 

 

10- VISITE SEU DENTISTA PERIODICAMENTE

A consulta periódica ao seu dentista de confiança promove uma saúde bucal em dia, garantindo dentes e um sorriso bonito por mais tempo. Durante as consultas, o profissional avaliará sua boca como um todo e, caso identifique algum problema, poderá sugerir opções de tratamento.

Outro fator a ser levado em consideração é que o profissional fará limpezas periódicas, removendo placas bacterianas causadoras de tártaro, cáries, gengivite e outras doenças derivadas.

Se você quer um sorriso bonito e saudável, procure agora nossa equipe! A Oral 360 tem os melhores profissionais para cuidar do seu sorriso e autoestima.