O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos odontológicos mais requisitados nas visitas ao dentista.

Esse tratamento remove manchas e deixa os dentes mais brancos… Então o sorriso fica muito mais bonito!

Está em dúvida sobre os tipos de clareamento, o valor, os cuidados, as vantagens e desvantagens desse procedimento?  Confira nesse artigo tudo o que precisa saber antes de fazer seu clareamento dental!

 

O QUE É CLAREAMENTO DENTÁRIO

É natural que os dentes tenham manchas e escureçam ao longo do tempo, por muitos alimentos conterem corantes naturais ou artificiais que se alojam na parte externa e porosa do dente, a dentina. Outras causas muito comuns são o acúmulo excessivo de placa bacteriana e o hábito de fumar.

A solução é o clareamento dentário, que tem a função de deixar os dentes brancos e sem manchas.

O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores, o que deixa o dente muito mais claro.

 

CLAREAMENTO DENTAL COMO É FEITO

O clareamento dental é feito por uma reação química provocada pelo gel clareador — peróxido de hidrogênio ou carbamida. A substância clareadora rompe as moléculas de pigmento e elimina a cor mais escura dos dentes.

Após o contato da substância com o dente, há uma reação com as moléculas responsáveis pela coloração da dentina, tornando-as mais claras

 

TIPOS DE CLAREAMENTO DENTÁRIO

Caso você esteja cogitando realizar esse tratamento, é importante conhecer os diferentes tipos de clareamento, como o laser, ou o clareamento dental caseiro.

O procedimento ideal dependerá das condições da sua arcada dentária, bem como o tempo disponível para o tratamento, fatores que podem ser determinados pela avaliação de um dentista. Conheça todos os tipos de clareamento abaixo:

 

Clareamento interno/ externo

O clareamento interno é indicado para os dentes que já foram submetidos ao tratamento de canal. Nesse caso, a substância clareadora é injetada dentro do dente e, por exigir mais cuidados, só poderá ser feita no consultório.

Já o clareamento dental externo é realizado na parte de fora dente. Poderá ser feito com laser por um profissional especializado, ou em casa com moldeiras e géis clareadores.

Clareamento dental de consultório

Nesse caso, é usado um gel clareador de concentração superior ao método caseiro. Para evitar erosão gengival, uma barreira protetora é feita antes da aplicação da substância clareadora, que atua por cerca de 1 hora.

Os resultados do clareamento feito em consultório tendem a ser mais rápidos do que os feitos em casa, sendo alcançados, geralmente, em 3 ou 4 sessões.

Clareamento dental a laser

O clareamento a laser é realizado no consultório odontológico. É aplicado o gel clareador, que é ativado pelo laser, fazendo com que entre em contato rapidamente com a dentina, quebrando as moléculas mais escuras dos dentes.

É o procedimento de melhor desempenho, porque o resultado final é alcançado depois de 2 a 3 sessões.

Entretanto, é contraindicado para pessoas com sensibilidade dental, uma vez que poderá aumentar consideravelmente o incômodo.

Clareamento por luz ultravioleta

Outro tipo de clareamento feito em consultório é o clareamento por luz ultravioleta. Semelhante ao laser, atua potencializando o efeito do gel.

A principal diferença em relação ao laser, é que a sensibilidade provocada é consideravelmente menor.

Clareamento dental caseiro

Esse tratamento é feito pela própria pessoa, com acompanhamento pelo dentista, que indicará o gel de clareamento ideal.

O paciente ficará responsável por colocar o gel em uma moldeira, depois encaixá-la nos dentes e deixar agindo pelo tempo indicado pelo dentista. Geralmente a aplicação é diária e o tratamento caseiro poderá demorar até 3 semanas para ser finalizado.

Clareamento dual

O paciente pode optar por fazer procedimentos no consultório e em casa. Esse caso é indicado para quem deseja reduzir o tempo total de clareamento.

 

 

CLAREAMENTO DENTAL BENEFÍCIOS

Hoje em dia todas as pessoas buscam um belo sorriso, ainda mais com a quantidade de tratamentos disponíveis e de fácil acesso, como é o caso do clareamento dental.

A estética bucal influencia bastante, porque dentes branquinhos aumentam a confiança e elevam a autoestima!

Se você não tem gostado do seu sorriso, o branqueamento pode ser a técnica ideal para dar aquele up no seu visual!

 

QUAL É O MELHOR CLAREAMENTO DENTAL

Como já mencionado, o clareamento profissional é feito no consultório, com um dentista especializado e pode envolver produtos específicos, peróxidos mais fortes e laser.

O caseiro é feito com um gel de concentração mais fraca, para evitar acidentes, uma vez que é feito pelo próprio paciente em casa.

Vale lembrar que os dois têm efeito benéfico, mas cada caso tem suas especificidades, então não há o melhor tipo de clareamento. Tudo depende da avaliação da saúde bucal do paciente.

 

CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS O CLAREAMENTO DENTAL

  • Evitar o consumo de alimentos e bebidas com corantes, como o café, vinho, ketchup;
  • Evitar o consumo de bebidas muito pigmentadas, ou tomá-las com canudo;
  • Evitar o uso de tabaco;
  • Manter uma rotina de cuidados com a higiene dental, escovando os dentes após as refeições;
  • Evitar o uso de enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool em sua composição;
  • Visitar o dentista regularmente para limpeza dos dentes.

 

CONTRAINDICAÇÕES PARA O CLAREAMENTO DOS DENTES

Entre as contraindicações desse procedimento estético pode-se destacar:

  • Gestantes;
  • Acúmulo de placas bacterianas;
  • Acúmulo de tártaro;
  • Inflamações no tecido gengival;
  • Retrações extensas da gengiva;
  • Pacientes menores de 15 anos;
  • Restaurações defeituosas;
  • Pessoas alérgicas a algum dos componentes utilizados.

 

CLAREAMENTO DE DENTES RESTAURADOS

Infelizmente as restaurações não ficam mais claras após o tratamento. A depender do lugar em que foram feitas, se visível, poderá haver um contraste em relação aos dentes mais brancos.

O mais indicado é que, ao final do tratamento, as restaurações sejam trocadas para conservar o aspecto estético, já que só a dentição natural consegue ser clareada.

 

QUAL O VALOR DE CLAREAMENTO DENTAL

No geral, o preço do clareamento dental pode variar bastante, não só quanto ao tipo de abordagem, mas também quanto o profissional, a clínica e a sua localização.

 

COMO FAZER CLAREAMENTO DENTÁRIO

Não é recomendável fazer clareamento sem orientação de um profissional. É necessário levar em consideração o tempo de aplicação, a sensibilidade dos dentes e a eficácia do produto para cada paciente.

É necessário também um exame clínico detalhado para verificar se o paciente tem cáries, problemas gengivais ou erosão, por exemplo. Para clarear os dentes, o paciente não pode ter nenhuma dessas complicações. É preciso tratar todas elas antes do branqueamento.

 

QUERO FAZER CLAREAMENTO DENTÁRIO

Depois de ler todas as informações você se interessou pelo clareamento dentário? Então fale com a equipe Oral 360! Profissionais de confiança que garantem qualidade e satisfação em todos os tratamentos.

Clareamento dentário no Rio de Janeiro é na Oral 360!