Um dente quebrado pode gerar diversas complicações — além de interferir no sorriso, pode causar dores, infecções, alterações na mastigação e na estrutura facial. Se algum dente quebrar, é importante seguir alguns protocolos recomendados por especialistas para garantir a sua saúde bucal. Nosso time aqui da Oral 360 separou algumas dicas essenciais que podem salvar seu dente quebrado. Confira abaixo!

PERIGO DE QUEBRAR OS DENTES

Um dente quebrado nem sempre é sinal de uma estrutura dental frágil. A cárie, por exemplo, pode provocar a quebra dos dentes. Como? Por ser silenciosa, vai corroendo gradativamente as estruturas dos dentes, tornando-as finas e sensíveis a alimentos mais duros.

Hábitos prejudiciais como roer unhas e abrir garrafas com os dentes também podem causar acidentes. Doenças como bruxismo e má formação dentária são outros fatores que podem resultar em um dente quebrado.

DENTE QUEBRADO E SAÚDE BUCAL

O prejuízo de um dente quebrado não é só estético. Pode ocorrer maior sensibilidade na região, sangramento ou dor na hora da mastigação, além de aumentar as chances de infecção no local.

Em casos de dente quebrado por trauma físico, as consequências mais comuns são a alteração de cor do dente, mobilidade e reabsorção dentária e óssea. Por isso, ao perceber que o seu dente quebrou, é importante consultar um dentista o quanto antes para tratar a região de maneira correta.

 

DENTE QUEBRADO: O QUE FAZER

Sem dúvida, o primeiro passo ao notar um dente quebrado é visitar um dentista imediatamente e evitar a automedicação. O profissional poderá avaliar a extensão do problema, prescrever uma medicação e indicar o melhor tratamento.

 

  • Quanto aos primeiros socorros, se você conseguir recuperar o fragmento quebrado do dente, tente preservá-lo para garantir que o tratamento seja possível no consultório odontológico seguindo os seguintes passos:
  • Limpe o fragmento quebrado com água corrente;
  • Coloque-o em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite;
  • Faça um bochecho de água e sal ou enxaguante bucal para evitar bactérias no local.

Para aliviar possíveis dores, coloque uma compressa com gelo na área do rosto onde o dente está quebrado. Se houver sangramento, segure por alguns minutos uma gaze ou tecido limpo no local, até estancar o fluxo.

 

É POSSÍVEL TRATAR UM DENTE QUEBRADO?

Sim. O tratamento para dente quebrado pode ser simples, como o alisamento e polimento de superfícies cortantes do dente ou mais complexo, como a necessidade de extração seguida de implante ou prótese.

 

QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE TRATAMENTO?

Antes de mais nada, é importante salientar que o tratamento adequado dependerá das orientações de um profissional qualificado, mas os mais comuns são:

 

Polimento

Grau da fratura: pequeno

Geralmente é o tratamento indicado para quando o dente “lasca”, pois ele pode machucar regiões da boca e lesar outros dentes. O polimento serve para criar uma superfície lisa.

 

Restauração

Grau da fratura: pequeno ou médio

A restauração é para quando não há o fragmento de dente. Geralmente é feita com uma resina, que devolve a forma e função normal dos dentes.

Extração

Remoção do dente e colocação de prótese

Grau da fratura: grande

Nos casos em que não é possível reestabelecer o dente, a extração é indicada para aliviar a dor e as chances de infecção. Depois, o ideal é colocar um implante dentário para que o paciente não tenha nenhum prejuízo na sua saúde bucal.

Agora que você já sabe como cuidar do seu dente quebrado, procure um dentista qualificado para garantir um tratamento estético e eficaz o mais rápido possível!

Entre em contato com nossa equipe para tirar mais dúvidas e agendar uma avaliação!