Nos últimos anos, a odontologia estética ganhou muita força entre o público, principalmente após muitos artistas mudarem o sorriso com as chamadas lentes de contato dental.

As pessoas começaram a valorizar um sorriso bonito, branco e simétrico. Dois tratamentos são os mais populares atualmente: a lente de contato dental e a faceta de porcelana. Mas qual a diferença entre lente e faceta?

Nesse artigo, entenda tudo o que você precisa saber sobre facetas de porcelana e lentes de contato dental.

Qual é a diferença entre faceta e lente de contato?

As facetas requerem maior desgaste dos dentes, sendo indicada para dentes que possuem múltiplas restaurações, ou que a cor esteja muito escurecida. São capinhas dentais feitas de cerâmica com sete milímetros de espessura.

Já as lentes de contato, são capas ultrafinas de cerâmica com cerca de 0,2 a 0,4 mm de espessura, minimamente invasiva, ou seja, com pequeno desgaste ou nenhum desgaste e usada para deixar os dentes mais claros e /ou corrigir a estética bucal.

Quais são os benefícios das facetas e lentes?

Os dois procedimentos têm benefícios semelhantes:

  • Rapidez de tratamento, que leva, em média, três consultas;
  • Baixa manutenção, até por que a porcelana não altera a cor;
  • A longevidade da técnica que costuma durar de 10 a 15 anos ou muito mais;
  • Aumento da autoestima e confiança.

Como saber qual é o melhor procedimento para meu caso?

Para saber se é melhor usar facetas ou lentes de contato dental, o melhor é conversar com seu dentista depois de uma avaliação detalhada.

Como mencionado acima, as facetas são mais usadas quando o dente está com a cor alterada pela falta de esmalte ou dentes que tenham realizado tratamento de canal e escureceram em consequência disso. Essa recomendação é feita em casos mais complexos, porque é necessário desgastar os dentes, retirando parte do esmalte.

Já as lentes de contato são usadas para realizar pequenas correções como alongamento, aumento da largura ou arredondamento de ângulos dos dentes. Na aplicação das lentes de contato não é necessário realizar o desgaste dos dentes, preservando a estrutura natural, sendo considerado um procedimento menos invasivo que as facetas.

Qual a duração das facetas e das lentes de contato?

Em média, de 10 a 15 anos, mas mantendo os cuidados e contando com um profissional capacitado para fazer as manutenções, pode chegar a 20 anos.

Quando as manutenções devem ser feitas?

Se a lente de contato ou a faceta não lascarem ou sofrerem algum dano, o paciente pode visitar o dentista a cada 6 meses. Caso tenha algum dano, as facetas ou lentes não podem ser reparadas — devem ser feitas novamente.

Lente e faceta evitam cáries?

Não!  A cobertura dos dentes não previne ou evita cáries, por isso é fundamental que, além de manter uma boa rotina de higiene dental, o paciente faça regulamente as manutenções em clínicas odontológicas de confiança, como a Oral 360.

Como os procedimentos são feitos?

Os procedimentos de colocar facetas ou lentes são muito parecidos. As etapas são:

Exame clínico

Primeiro é feita a avaliação das condições dentárias do paciente e os pedidos de exames necessários para fazer os procedimentos com segurança.

Planejamento

O profissional deve conversar com o paciente sobre aspectos como cor, formato, tamanho e posição dos dentes e sobre seus desejos estéticos e funcionais.

Escaneamento e moldagem

Com as radiografias, o odontologista pode fazer o planejamento do melhor procedimento e, caso seja necessário, dar início a tratamentos profiláticos como limpeza, restauração e/ou clareamento.

Depois é feito o escaneamento digital de todos os dentes, garantindo erros mínimos na colocação das facetas ou lentes.

Desgastes e provisórios

Quando a técnica é a faceta de porcelana, é necessário desgastar os dentes independentemente do tipo de alteração desejada. No caso de lentes de contato, isso não é uma regra.

É nesse momento também que são colocados os provisórios para as facetas de porcelana.

Confecção e cimentação

Depois de prontas, as lâminas são testadas sobre os dentes e cimentadas.

Quais são os cuidados com os procedimentos?

Mesmo que a durabilidade das lentes e facetas dentárias sejam longas, é necessário seguir algumas recomendações:

  • Evitar mastigar alimentos muito duros;
  • Evitar roer unhas ou morder objetos duros;
  • Passar fio dental após as refeições;
  • Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia;
  • Visitar regularmente um dentista.

Existe contraindicação?

Esses procedimentos são contraindicados para pacientes que:

  • possuem os dentes muito comprometidos, com cárie ou restaurações;
  • não possuem boa saúde gengival;
  • possuem mordida desequilibrada;
  • sofrem de bruxismo ou roem as unhas com frequência; e
  • apresentam higienização oral descontrolada.

Portanto, verifique com seu cirurgião-dentista a melhor alternativa para o seu caso.

Entendeu qual a diferença entre lente e faceta? Tem interesse em saber qual é o melhor procedimento para o seu caso? Fale com a equipe Oral 360 e agende uma consulta!