Remoção do siso: quando é necessário? Oral 360 Explica.

A extração dos dentes do siso, os terceiros molares localizados na parte posterior da boca, pode não ser necessária se eles tiverem as seguintes características:

– Eles são saudáveis;

– Todos eles cresceram (saíram totalmente);

– Eles estão na posição correta e a mordida com o dente oposto está correta;

– Pode ser limpo como parte da prática de higiene diária.

“No entanto, muitas vezes, os dentes do siso não têm espaço para crescer adequadamente e podem causar problemas.

Os dentes do siso protuberantes podem crescer em vários ângulos na mandíbula, às vezes até horizontalmente” Acrescenta Dra. Fernanda Lobo.

Eles permanecem completamente escondidos nas gengivas. Se não puderem emergir normalmente, os dentes do siso ficam presos (retidos) na mandíbula. Às vezes, isso pode levar a uma infecção ou a um cisto, que pode danificar as raízes dos outros dentes ou o osso de suporte.

Emergir parcialmente da gengiva. Como essa área é difícil de ver e limpar, os dentes do siso parcialmente emergentes criam uma passagem que pode se tornar um ímã para bactérias que causam doenças gengivais e infecções orais.

Eles se amontoam com os dentes cerrados. Se os dentes do siso não tiverem espaço suficiente para emergir adequadamente, eles podem ficar obstruídos com os dentes próximos ou danificá-los.

A remoção dos dentes do siso pode ser necessária se houver alguma alteração na área onde esses dentes são, por exemplo, o seguinte:

  • Dor;
  • Infecção repetida do tecido mole atrás do último molar inferior;
  • Sacos cheios de líquido (cistos);
  • Tumores;
  • Danos aos dentes próximos;
  • Doença gengival;
  • Cavidades extensas.

“Recomenda-se a remoção dos dentes do siso se eles não emergirem totalmente. Os dentes do siso são melhor removidos quando a pessoa é mais jovem, antes que as raízes e os ossos estejam totalmente formados e quando a recuperação após a cirurgia geralmente é mais rápida. Por esse motivo, alguns adultos jovens têm seus dentes do siso removidos antes que causem problemas” Finaliza Dra. Fernanda Lobo.

Precisando de dar um up na saúde bucal? Entre em contato conosco