A Dentística é um segmento da odontologia que trata não apenas da saúde bucal, mas também de fatores estéticos dos dentes do paciente. Dentro dessa especialidade, as principais atribuições são o clareamento e a restauração dental. Sendo assim, é possível dizer que a Dentística exerce um restabelecimento das funções dos dentes e também da aparência.

Alguns dentes, quando são afetados por doenças ou atingidos por algum trauma, necessitam de restauração. É a Dentística que trata deste e outros procedimentos relacionados. É muito comum que, em casos de cáries dentárias ou doenças periodontais, que sejam aplicados alguns destes procedimentos restauradores. Quando uma peça dentária não exerce suas funções fisiológicas ou estéticas, devem ser tratadas e, muitas vezes, substituídas. A Dentística tem a finalidade de promover a harmonia e equilíbrio bucal.

Segundo a Dra Diana Bastos, da Oral 360, “a Dentística é uma técnica direta de tratamento dentário, e será utilizada conforme a necessidade da restauração. Podendo a mesma ser realizada através de resina, bloco ou coroa. Dependendo assim, das condições técnicas e também da preferência profissional, pois os comportamentos estético e funcional são extremamente semelhantes”, reafirma a doutora, que também ressalta a importância da manutenção da higiene bucal até mesmo para tornar o resultado destes tratamentos mais prolongados, “O controle da higiene bucal, as profilaxias periódicas, como também as reavaliações clínicas do estado das restaurações prolongam a vida útil desses trabalhos”. Além disso, a doutora explicou alguns pequenos procedimentos que são reparados por meio das técnicas que envolvem a dentística:

“Pequenos reparos de possíveis falhas como manchas superficiais e pequenas fraturas podem ser realizadas com facilidade pela mesma técnica adesiva usada na confecção das restaurações estéticas” afirmou a Dra Diana Bastos, especialista em tratamentos e restauração dentária.

É possível classificar a área da Dentística em duas categorias:

Dentística preventiva: refere-se à prevenção e implementação de procedimentos relacionados aos cuidados básicos da higienização e saúde bucal.

Dentística reparadora: refere-se a procedimentos que têm o objetivo de sanar e recuperar as funções orais e a aparência dos dentes que sofreram com danos, lesões e principalmente, em casos de cáries e traumatismos.

O que faz um especialista em Dentística?

Dentre as funções de um especialista em DentístIca, é possível afirmar que este profissional desenvolve competências nas seguintes atuações:

  • Procedimentos que conservam a vitalidade pulpar
  • Próteses e procedimentos restauradores
  • Procedimentos e restaurações estéticas
  • Reabilitação oral e recuperação da funcionalidade dos dentes
  • Atua na educação e prevenção da saúde bucal
  • Manutenção de restaurações
  • Restaurações e recuperação de lesões dentárias

Quando o paciente deve recorrer a um profissional especialista em Dentística?

A Dentística não é uma especialidade odontológica voltada apenas para as questões estéticas. É claro que tornar um sorriso esteticamente mais agradável restaurando-o, elevando a autoestima do paciente, está dentro desse processo. Mas a Dentística restabelece a estrutura dentária e recupera todas as funcionalidade dos dentes. De acordo com a Dra Diana Bastos, o mais recomendável é visitar um profissional da área ao menos duas vezes ao ano para garantir uma saúde bucal adequada e preservada. Desta forma, é possível prevenir maiores problemas e procedimentos mais complexos como extrações, tratamento de canal ou aplicação de próteses, diagnosticando e restaurando os dentes que possuem lesões ainda nas fases iniciais.

Você conhece a Dentística Estética? Conheça as suas principais características

Elementos da Dentística Estética estão em alta, principalmente entre as celebridades. Um dos fatores desse sucesso é o efeito visual causado pelas lentes de contatos e facetas de porcelana que, quando aplicadas, abrilhantam e harmonizam sorrisos, deixando-os com um aspecto mais limpo. O “boom” desses procedimentos têm aumentado a procura pela Dentística Estética nos diferentes consultórios, por outro lado, vale salientar a importância de escolher um profissional capacitado e que tenha habilidade estética e visual para fazer uso dessa especialidade e construir um sorriso diferenciado.

Procurando uma Cínica Odontológica com equipamentos de última geração e com profissionais altamente qualificados? A sua procura terminou. A Clínica Oral 360 é a N°1 em atendimento e satisfação dos clientes.