Assim como a Medicina e outras áreas das ciências biológicas, o campo da Odontologia não para de avançar. Cada vez mais, novas tecnologias e estratégias são definidas, descobertas e aperfeiçoadas a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. E uma delas é o botox dental.
Ainda pouco conhecida pelo grande público, essa técnica altamente tecnológica traz uma série de benefícios para a saúde — tanto física quanto mental — dos pacientes, contribuindo para a melhora da autoestima e o tratamento de diversos problemas bucais.
Ficou interessado? Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é o botox dental?
Quando falamos em botox, logo pensamos naqueles famosos tratamentos estéticos para a pele, não é mesmo? Realmente, a toxina botulínica é uma velha conhecida das pessoas graças a tal aplicação — mas essa não é a única vantagem que ela pode oferecer.
Apesar da impressão que esse nome pode causar, a substância não faz mal para a nossa saúde quando utilizada em procedimentos específicos. Inclusive, ela é utilizada com muito sucesso no tratamento de certas doenças, como enfermidades neurológicas.
O botox (como é popularmente conhecido) também pode ser empregado na odontologia. Nesse caso, o procedimento é realizado exclusivamente por cirurgiões dentistas qualificados e é completamente seguro, devidamente liberado pelos órgãos competentes.
Como esse tratamento funciona e quais são os seus benefícios?
O tratamento com a toxina botulínica tem uma série de ações bem diferentes. Nos tratamentos estéticos, ela atua na redução e na suavização de rugas e linhas de expressão. No entanto, ela também tem um alto poder de relaxamento em músculos e nervos — o que pode ser excelente para os tratamentos odontológicos.
Ao bloquear alguns neurotransmissores específicos, o botox ajudar a reduzir certas dores e desconfortos, algo muito recorrente na prática odontológica. Aliás, esse tipo de queixa é responsável por diminuir a qualidade de vida de vários pacientes, afetando o seu dia a dia.
Além disso, o botox é capaz de harmonizar o rosto e deixar o sorriso muito mais bonito, diminuindo problemas com a autoestima e devolvendo a confiança aos pacientes que se submetem ao tratamento.
Como é feito o procedimento de aplicação do botox?
Em primeiro lugar, o botox é bem diluído em água, para que não cause qualquer reação no rosto do paciente. Em seguida, é feita a devida limpeza da região, a fim de evitar a contaminação por agentes patógenos. Depois, o cirurgião realiza uma pequena anestesia na área da aplicação, que é praticamente indolor e não causa nenhum tipo de desconforto.
Enfim, a aplicação em si é feita com o auxílio de uma agulha bem fina. Todo o procedimento é, portanto, completamente indolor e realizado em um tempo relativamente curto, durante o qual o paciente estará acordado e consciente. Por isso, o seu dentista estará o tempo todo lhe informando sobre os processos que são realizados.